17/03/2008

Estupidez Humana

As calotas polares estão a diminuir. Os recursos de água potável no Planeta escasseiam de ano para ano. Mais um mês que passou, mais um género animal que ficou em via de extinção, mais uma espécie de anfíbio que desaparece da face da Terra.
Inicio este prólogo tendo em mente duas notícias que li hoje:

São gastos 5 mil milhões de dólares (8.000.000.000,00 Euros) em 10 dias na Guerra do Iraque e os dividendos que a administração americana tem para apresentar é mais um episódio de sofrimento humano para o seu próprio povo, arrastando atrás de si importantes vidas humanas de supostos aliados e supostos invadidos.
E isto para quê? Para ter como objectivo o aumento do custo de vida e das dificuldades económicas a nível global porque FMI, e outras organizações parecidas, apoiam a base da sua economia num combustível obsoleto, imundo e (felizmente) em vias de extinção. Esta sua escassez aumenta o seu preço – ainda que muito especulado – e inflaciona os preços de outros bens realmente necessários.
Em Espanha, o gasóleo até já passou a barreira mítica de ser mais caro que a gasolina.
Lamentavelmente, os híbridos ainda são um luxo e o veículo totalmente eléctrico mantém-se num horizonte distante. A minha secreta esperança é que o petróleo atinja a sua extinção antes de outras espécies animais importantes. Mas, a ignomínia humana pode ser arrastada nessa extinção.