03/03/2008

Bell Vs Meucci













Faz hoje 161 anos do nascimento de Alexander Graham Bell.
Durante anos foi considerado o inventor do Telefone que, altruistamente, desenvolveu no intuito de melhorar a capacidade de comunicação da sua mãe, que era surda.
A autoria da invenção do telefone sempre foi controversamente defendida entre Bell e Antonio Meucci. Aliás, nos EUA dos finais do Séc. XIX tal discussão levou a uma das primeiras batalhas de patentes da história da ciência e que marcou o definitivo entrosamento entre Negócio e Conhecimento na cultura desse país. Apesar de todos os reconhecidos defeitos associados a esse país, tal ligação foi o que permitiu que a investigação universitária e empresarial seja tão forte e empenhada na sociedade norte-americana.
A patente acabou por ser atribuída a Bell – nos EUA de então, os WASP's ainda eram quem dominava a realidade socio-política e os italo-americanos (como Meucci) ainda eram uma comunidade emergente. Tal patente permitiu a Bell criar o império telefónico que ligou as vozes de um país em criação, bem como um Planeta a necessitar de comunicar. Comunicação essa que se estendeu para lá da voz. Por esta realidade actual, temos de lhe agradecer.
Quanto ao verdadeiro inventor do Telefone, a História já lhe fez justiça ao ser reconhecido como tal. E, embora Meucci, não conste no nome de nenhuma Companhia telefónica, sobrevive em acérrimos defensores que deambulam em personagens cinéfilas como Joey Zasa no Godfather III.
Obrigado a ambos.