29/03/2008

Linha do Tua e Earth Hour

Gosto de comboios e a beleza da Linha do Tua justifica esse gostar.
O facto de estar planeado o fim de uma das mais emblemáticas e, ao mesmo tempo, ícone da implementação pioneira do caminho-de-ferro em Portugal, leva a que adira à petição desenvolvida pelo Movimento Cívico pela Linha do Tua.
Algumas das suas propostas são irrealistas e não sou, nem nunca fui, contra as barragens. Mas, a importância e a beleza poética de um comboio a romper por entre as encostas do Nordeste Transmontano na Linha do Tua, são imagens que considero mais vantajosas de se preservarem.
Aconselho a visita ao link abaixo e, caso concordem comigo, que assinem a petição.
http://www.linhadotua.net/3w/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1

Este Sábado, dia 29 de Março, vai decorrer em vários pontos do globo o Earth Hour.
Durante uma hora, 60 minutos das 8 às 9 da noite (hora local), vamos apagar as nossas luzes, desligar os nossos electrodomésticos, não usar electricidade, vamos manifestar a nossa preocupação pelo aumento da temperatura global e as repercurssões negativas que estão a causar no nosso Planeta, bem como para o futuro dos nossos filhos.
A consumo desenfreado de energia, principalmente nos ditos ‘países desenvolvidos’, contribui para as emissões de calor para a atmosfera e o aquecimento generalizado do globo. O Earth Hour espera com esta “não-produção de energia” reduzir a emissão de CO2 para a atmosfera. No ano passado, cujo evento ocorreu oficialmente somente em Sydney, conseguiu-se uma redução de 10,2%.
Portugal não vai participar oficialmente do evento, por esse motivo, a participação nesta redução será mais um protesto simbólico de alerta para este problema mundial.
De qualquer das formas, a minha família irá participar com um belo jantar à luz das velas durante essa hora.
Juntem-se a nós.