15/01/2008

Meu Pai e o Cinema

Apesar de alguns dos nossos recentes desaguisados, tenho de fazer aqui um hats off ao meu pai pela sua capacidade em ter conseguido instruir alguma da sua cultura em mim.
Dele aprendi a gostar de um certo tipo de música portuguesa, de alguns dos seus ideais, mas hoje, enquanto me preparava para me sentar no sofá, recordei alguns dos filmes que mais gostei de ver e constatei que três deles me foram apresentados por meu pai.
É um facto que dele retirei mais do que três filmes e que continuo a gostar deles, tal como os filmes em causa. Mas, esses três filmes, foram aqueles que me foram apresentados enquanto ainda era um pré-adolescente e, já na altura, tive a mesma reacção e interpretação que ainda hoje se assoma de mim quando os revejo.

Os filmes em questão foram:

O Bom, o Mau e o Vilão (o meu pai sempre gostou de um bom Western e este é o melhor deles todos);









Voando Sobre um Ninho de Cucos (seu eterno fascínio pelo Nicholson);










O Homem que Veio do Espaço (que mais tarde vim a conhecer pelo seu título original).











Quando estou no carro e oiço, por exemplo, o meu CD dos “Corações Felpudos”, a minha filha está atrás de mim, sentada na sua cadeirinha em silêncio e eu, conduzo, esperançoso de estar também a passar um legado cultural.