01/02/2008

Iniciação a David Lynch

"The beginning is a very delicate time" é a assim que começa Dune, um dos – dizem – filmes menores de David Lynch.
Foi também assim que começou o meu gosto e fascínio pela a sua filmografia.
Tempos houve em que a minha obsessão era tal que conhecia as falas dos seus filmes.
Tudo começou, como referi no início, de forma delicada com o mais delico-doce dos seus filmes: Dune. O qual considero uma excelente adaptação da obra de Frank Herbert; enquanto que a repetição de imagens mentais e das vozes mentais que povoam o filme são um pormenor excelente.











Este como porta de entrada para toda a filmografia que depois decidi consumir fervorosamente.
A bizarria e sensualidade nos seus filmes nunca me incomodaram ou foram de difícil digestão; no inverso, passou a surpreender-me (mesmo que pela positiva) quando filmava uma temática mais normal como foi o caso do Straight Story.
No entanto, e apesar de ser um Lynch para consumo generalizado – se tivermos em conta a restante obra – continuo a achar o Wild At Heart, não só um dos melhores que fez como está no pedestal de um dos filmes que mais gostei no geral.












Perhaps you’d imagine Toto from the Wizard of Oz… But I tell you: my Dog is always with me. OUFF!